segunda-feira, junho 15

Intrigas de Estado, 2009


Sagacidade e furos de reportagens embalam o novo filme de Ben Affleck e Russel Crowe. Os dois personagens centrais de State of Play são jornalistas, que embora não se tolerem, passam a atuar juntos ao tentar desvendar um crime que poderia ser uma das maiores bombas do jornalismo norte-americano.

O primeiro personagem é Cal McAffrey (Russel Crowe), um jornalista veterano, com um passado sujo, que sabe que deverá cruzar algumas leis, e talvez desrespeitar algumas outras, para conseguir uma boa matéria. A segunda, Della Frye (Rachel McAdams) é jovem e determinada, faria de tudo por uma boa matéria, e com o passar do tempo sabe que terá que se arriscar mais se quiser se dar bem no ramo.

O crime investigado envolve um congressista, Stephen Collins (Ben Affleck) que tem seu nome envolvido em três assassinatos, um deles de sua assistente, com a qual mantinha um romance às escondidas.

O filme aborda diversas faces do jornalismo, uma delas: a ética, com quem os personagens convivem e brigam constantemente, entre ter amigos e ter fontes. Outra é a corrida contra o tempo para obter a melhor matéria, antes de qualquer outro. O filme, por diversas vezes, pode ser comparado a "Todos os Homens do Presidente", que também aborda crimes políticos e a corrida pelo furo. O diretor do longa é Kevin Macdonald (O Último Rei da Escócia).

Baseado numa série homônima da rede britânica BBC exibida em 2003, "Intrigas de Estado", explora com sagacidade o gênero 'jornalistas destemidos', que existe desde a década de 1930 e já rendeu desde comédias românticas a suspenses recentes, como "O Zodíaco" (2007).

O filme estreiou no Brasil em 11 de junho.

Fonte: Reuters

Um comentário:

Niége C. disse...

Fiquei com vontade de assistir, pelo visto fala muito de jornalismo. Deve ser foda! :)