quarta-feira, novembro 5

Ótimos ares...


Buenos Aires encontra-se no hemisfério sul da América, a 34º 36' de latitude sul e 58º 26' de longitude oeste. Se estende sobre um terreno plano na margem à oeste do Rio da Prata de 19,4 quilômetros de norte a sul e 17,9 km de leste a oeste. O setor de maior importância na economia é o dos serviços, que representa 74% do Produto Interno Bruto (PIB). A indústria manufatureira é o segundo, tendo gerado em 2006 $26.454 milhões - cerca de 17% do PIB.

Nada disso importa, ao saber que Buenos Aires é a Europa, dentro da América do Sul. A importância cultural desta cidade, é talvez comparada às grandes metrópoles européias, causando nos turistas a nítida impressão de estar visitando um país de primeiro mundo. O elevado nível cultural da cidade pode ser apreciado através da sua grande quantidade de museus, teatros e bibliotecas. Não tem como visitar a Argentina, e não passar por esta cidade. No Brasil, não há nenhuma que se compare (na minha opinião). Turistas do mundo todo visitam o nordeste, o Rio de Janeiro, São Paulo... mas nenhum desses destinos são tão emblemáticos quanto a cidade argentina.

Os lugares turísticos mais importantes se encontram no Centro Histórico da Cidade, diferentemente do que ocorre nas cidades brasileiras, onde os centros são menos visitados, dando espaço para o litoral e o interior dos estados turísticos. Uma tradição importante é a dos Festejos de Carnaval. Existem em Buenos Aires 103 murgas, agrupando mais de dez mil pessoas. Anualmente, juntam-se mais de 800 mil pessoas para desfrutar da música, baile e canto que oferecem estes grupos, na grande quantidade de corsos que se realizam nos bairros portenhos. Nada disso pede mulheres semi-nuas, dançando em carros alegóricos, apelando para a sexualidade e usando o corpo para fazer propagandas.

Eu tive que escrever sobre essa cidade, mesmo não falando sobre nenhum filme ou música à que ela se refere. O momento em que estou passando, é de extrema agitação interna a respeito do fim do ano, e se tudo der certo, é pra lá que eu vou. Em uma hora de reconciliação e reaproximação com meu namorado, nada melhor que um tango, um vinho e uma paisagem urbana de chorar, para criar o clima perfeito. Se eu puder dizer mais alguma coisa, antes de me despedir, eu diria "Ótimos ares estão por vir..."

Nenhum comentário: