quarta-feira, dezembro 9

Magnólia, 1999


Definitivamente dentro da minha lista de filmes com roteiros sensacionais, Magnólia é um filme norte-americano dirigido por Paul Thomas Anderson (do mega aclamado There Will Be Blood).

O roteiro cerca a vida de nove pessoas, que moram na mesma região, nas proximidades da rua. Magnólia, cujas histórias se entrelaçam de forma espontânea e casual. A história é original, crua, sem enrolação e com muita referência bíblica (O filme faz várias referências ao número 82. Este número se refere a uma passagem da Bíblia, mais especificamente ao livro do Êxodo, 8:2. wikipedia)

O roteiro se preocupa em, rapidamente, apresentar cada um deles, até como forma de o espectador se situar na trama, porque se você perde o começo, dificilmente vai entender o resto do filme. O primeiro e talvez principal desafio enfrentado é a sua estrutura episódica e sem um rumo estabelecido. Nós espectadores, estamos acostumados a acompanhar histórias que tenham um fio condutor bem definido, geralmente um objetivo desejado pelo protagonista, e que nos faça torcer pelo destino dos personagens. Nós não temos essa chance.

Mas Paul Thomas Anderson demonstra ser um cineasta inteligente e consegue escapar desta armadilha com muita originalidade e estilo. Como forma de deixar a narração mais atraente, ele lança mão de vários recursos de linguagem cinematográfica: cortes rápidos e bruscos de câmera, muita música de fundo (alguns sucessos do Supertramp e outras canções de Aimee Mann, especialmente compostas para o filme) etc.

Magnólia é um filme difícil de resumir. Certamente merece e deve ser visto mais de uma vez, até mesmo para se degustar todos os detalhes de suas várias histórias. A corrosão da alma e a necessidade do perdão para alguns personagens é tanta, que a morte surge como único e tardio alívio. Talvez isto explique a discutida cena final, pela qual até hoje Magnólia é lembrado, em que Paul Thomas Anderson, a partir daquela passagem bíblica, impõe a todos os personagens, um psicodélico castigo dos deuses, ao final, a esperança na raça humana.

Elenco:

* Tom Cruise .... Frank T.J. Mackey
* Jason Robards .... Earl Partridge
* Julianne Moore .... Linda Partridge
* William H. Macy .... Quiz Kid Donnie Smith
* John C. Reilly .... Jim Kurring
* Philip Seymour Hoffman .... Phil Parma
* Alfred Molina .... Solomon Solomon
* Philip Baker Hall .... Jimmy Gator
* Melora Walters .... Claudia Wilson Gator

Nenhum comentário: