quinta-feira, maio 21

De volta...há quinze anos...


Devido ao meu enorme hiato em relação à este espaço, decidi voltar falando de algo que não poderia ser mais compátivel com essa minha longa pausa. E é claro, um assunto um tanto interessante e uma data importante para mim e para quem passa por aqui. Há exatamente quinze anos, um mês e treze dias, a música ficava orfã de, talvez, o seu último grande guardião. O corpo de Kurt Cobain era encontrado dentro de sua mansão em Seattle. A causa da morte; um tiro na cabeça, supostamente disparado por ele mesmo (há quem desminta isso, mas não estou aqui para este tipo de discussão). Ao lado do corpo foram encontradas seringas, colheres queimadas, uma grande quantidade de heroína e uma carta assinada por ele. Aquilo não era só um cenário horripilante de um suicídio, mas também um marco triste para os anos seguintes no mundo da música.

Kurt se tornou o herói de uma época repleta de angústia, silêncio e dor. Ele, assim como uma boa parte de sua geração (incluindo seus companheiros de banda), sofreu com uma infância difícil, sempre assolada pela separação dos pais, que ocorreu quando tinha apenas 7 anos, e pela mudança constante de moradia. Kurt foi empurrado de parente à parente e com quinze anos teve de morar em casas de amigos, ou como ele mesmo conta em Something in the way, debaixo da ponte. O lar desfeito trouxe consequências à saúde mental de Kurt que jamais conseguiu se
recuperar do trauma. Era uma marginalização que sempre o acompanharia. Associada à suas primeiras feridas emocionais, a experiência de ser rejeitado seria algo a que ele repetidamente retornaria, jamais conseguindo se libertar inteiramente. Ela ficaria ali, logo abaixo da superfície, uma dor que cobriria o resto de sua vida com o medo da carência. Jamais poderia haver dinheiro suficiente, atenção suficiente ou — o mais importante — amor suficiente, porque ele sabia com que rapidez este podia desaparecer completamente. E como era fácil identificar isso em suas obras.

O relacionamento intenso com Courtney Love e o crescimento absurdo e rápido da sua fama, afastavam Kurt, aos poucos, do mundo real. O vício descontrolado em heroína o tornava violento e sempre com ameaças de suicídio. Courtney foi obrigada, por diversas vezes, a chamar a polícia para contê-lo e para que levassem a sua coleção de armas embora. Segundo o produtor de In Utero, Steve Albini, em seus últimos meses de vida, a única coisa que tirava Kurt da profunda depressão e apatia era a filha, Frances Cobain, de dois anos.

Em cinco de abril de 1994, aos vinte e sete anos, Kurt galgou seus últimos passos em direção à história ao caminhar lentamente pela sua mansão, subindo as escadas do corredor e entrando numa pequena estufa da garagem. Embaixo do braço jazia o único instrumento que poderia ser capaz de aliviar para sempre a sua angústia. Uma espingarda Remington de grosso calibre. Após injetar uma considerável dose de heroína, repousou o cano da arma no céu da boca e apertou o gatilho. O corpo foi encontrado por um eletricista na manhã do dia oito de abril.

Fica fácil perceber de onde vinha o sentimento e a melancolia, tanto nas canções que Kurt compunha, quanto na interpretação de sua própria obra. Ele conseguiu dar voz ao próprio silêncio que o matava aos poucos e de quebra unia, pelo poder das suas músicas, toda a geração que sentia a mesma dor que ele sentia. O resultado disso: O Nirvana foi, sem dúvida alguma, a voz dos anos noventa e a última grande banda a deixar um legado intocável e discos perfeitos.

Kurt não foi nada egoísta ao emprestar sua dor, misturada ao seu talento, ao resto mundo. É por isso que no paraíso do rock onde se encontram peças importantes da música, ninguém merece um descanso com tanta paz quanto Kurt Donald Cobain.

Um comentário:

Anônimo disse...

o Kurt marcou epoca... não conheço uma pessoa que nasceu pré e pós nirvana e que não goste deles...