quinta-feira, janeiro 22

O Sétimo Selo, 1957


A Morte, um Cruzado e um jogo de Xadrez. Esse é cenário comum no sucesso de Ingmar Bergman, O Sétimo Selo, que resume a importância, o encanto e o impacto que novas formas de cinema tiveram em uma certa época, quando as certezas de Hollywood estavam em baixa.

Vendo seu país arrasado pela peste negra, voltando das Cruzadas, desacreditando em Deus, o Cruzado Max Von Sydow constantemente atormentado por curiosidades sobre Deus e o nada, representa uma lado de Bergman, um simples artista de circo menosprezado pela esposa representa o outro lado. E assim, Ingman Bergman faz a sua grande obra!

"Antonius Block, retornando appos 10 anos de uma cruzada sangrenta que foi iniciada por uma trapaceiro que agora ganha vida roubando cadáveres..." e é assim que todos veem este filme encantador que mostra a imagem de Deus na Idade Média.

Bergman nos mostra com toda a beleza que apenas a Morte pode trazer que os valores entre a vida e a morte talvez não sejam tão diferentes assim.

terça-feira, janeiro 20

The Curious Case of Benjamin Button, 2008/2009



Depois de Zodiac, o mal sucedido filme de David Fincher, o diretor, que também já fez clássicos como Fight Club e Seven trás novamente às telonas o galã Brad Pitt em circunstâncias inacreditáveis. The Curious Case of Benjamin Button é um filme que te encanta do início ao fim. Benjamin Button é uma criança que nasce com uma estranha peculiaridade, ele nasce com cerca de 80 anos, e passa a ficar jovem com o tempo, ao contrário do que manda a mãe Natureza. O seu pai, um bem sucedido empresário da área dos botões, como bem indica seu nome, fica desesperado ao ver sua esposa morrer no parto, e ter uma pequena "aberração" nas mãos para criar sozinho e decide largar a criança à porta de um asilo. Benjamin então é recolhido e criado como uma criança normal, embora sua aparência esteja totalmente em desencontro com sua mentalidade.

Ao se envolver com uma garota, completamente normal, Benjamin se vê encurralado, entre ser feliz, e deixar o seu destino falar mais alto. Extremamente comovente, o filme se dá todo em tom de fábula, e diversas vezes parece um grande sonho. A atuação de Pitt e Cate Blanchet são de encher os olhos de lágrima.

The Curious Case of Benjamin Button é uma de adaptação do romance de 1920 de F. Scott Fitzgerald sobre um homem que nasce com oitenta e poucos anos e rejuvenesce a cada dia que passa. Ainda não tive a oportunidade de ler o romance, mas posso dizer que o filme, com todos os seus 163 minutos de duração vai te fazer rever seu conceito sobre o tempo, amor, e oportunidades.

O filme recebeu 5 indicações ao Globo de Outro, incluindo a categoria Melhor Filme e Melhor Diretor (David Fincher).